Gazeta da Sanches
Pesquisa

Sabias que... Carvalho (árvore) Perpétua (flor)...
Por Inês Quintas (Aluna, 9º9), em 2012/04/171708 leram | 1 comentários | 330 gostam
Sabias que o carvalho é o símbolo da República?
E sabias que as perpétuas estão igualmente ligadas à República?
"O carvalho era a árvore sagrada dos nossos antepassados celtas e também dos gregos. Na altura da Revolução Francesa(1789), plantaram-se em França 60 mil árvores e a primeira foi um carvalho. Ficou a ser a árvore da República e da liberdade, sem perder o lado da imortalidade", explica Fina D'Armada*. Segundo acrescenta, "Foram os republicanos que divulgaram o Dia da Árvore pelas Escolas".
Sobre as perpétuas - flor pequena e delicada, muito usada para a produção de flores secas, as suas escamas secas que não murcham; por isso, este nome: perpétua - podemos dizer que a sua essência traz a compreensão e ajuda os que suspiram de saudade por quem já se foi.
Flores da República, para que os sonhos das republicanas permanecessem não só eternos, mas verdes e floridos; para que a sua voz fosse constante, incessantemente branca, permanentemente viçosa, seguida… e continuasse a atrair todas as borboletas que desejassem seguir o seu perfume carmim.

* Fina d'Armada é natural de Riba de Âncora, Caminha, distrito de Viana do Castelo, Licenciada em História e Mestre em "Estudos sobre as Mulheres".
Autora do livro "As Mulheres na Implantação da República".

Mais Imagens:

Comentários
Por Maria Lopes (Professora), em 2012/05/01
Afinal tudo tem uma história! Curioso, foi na disciplina de História, com pesquisas e tratamento de informação que os alunos do 9ºano ficaram a conhecer a simbologia do carvalho e das perpétuas. Afinal a História é importante!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe