Gazeta da Sanches
Pesquisa

Portugal Democrático - A Revolução de Abril.
Por Maria Lopes (Professora), em 2012/04/241198 leram | 1 comentários | 241 gostam
No dia 25 de Abril de 1974,forças militares derrubaram o governo de Marcello Caetano.A revolução preparada pelo MFA(Movimento das Forças Armadas)tinha dois objetivos - estabelecer em Portugal um regime democrático e pôr fim à guerra colonial.
Em Portugal, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974,uma canção desencadeia um golpe de Estado militar que irá mudar a face do país e o destino dos Territórios que então dominava em África.
Ao som da voz do poeta Zeca Afonso, as tropas revoltosas tomaram os quartéis. A Revolução Portuguesa distingue-se pelo seu caráter pacífico...
Em resultado do golpe militar, os principais dirigentes políticos do Estado Novo foram deportados,as instituições do velho regime autoritário extintas e os presos políticos libertados. Por outro lado,em consequência do estabelecimento das liberdades fundamentais, surgiram os partidos políticos e os sindicatos livres. O país, entretanto, passou a ser dirigido por uma Junta de Salvação Nacional. Logo depois, o general Spínola foi nomeado Presidente da República e Adelino da Palma Carlos Primeiro-Ministro do 1º Governo Provisório.
Após os primeiros dias de unidade política, o processo revolucionário conheceu momentos difíceis. A tranquilidade pública foi perturbada por constantes manifestações de rua, sucessivas greves e perseguições políticas aos partidos conservadores.
Esta foi a forma que eu encontrei para lembrar e homenagear todos aqueles que sairam à rua para exigir LIBERDADE,Democracia,Justiça,Igualdade,etc... Era muito pequena, mas outros o exigiram, e assim eu cresci numa sociedade livre e democrática... A todos Obrigado!Obrigado!
... 25 DE Abril ... Sempre...Sempre... Fascismo nunca mais.
" Cidadão não é aquele que vive em Sociedade, Cidadão é aquele que a transforma".


Comentários
Por Alice Duarte (Familiar de aluno), em 2012/04/25
Obrigada, professora Maria Lopes, por este artigo! Também eu (na altura c/9 anos)estou muito grata a todos aqueles que fizeram o 25 de Abril e que me permitiram crescer numa sociedade livre e democrática. Viva o 25 de Abril! VIVA!Alice Duarte.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe