Gazeta da Sanches
Pesquisa

Comemoração do Dia da Europa
Por Lucinda Gonçalves (Professora), em 2012/05/182441 leram | 0 comentários | 306 gostam
As atividades comemorativas do Dia da Europa na nossa escola. É nos momentos de maiores dificuldades que "a união" das diferentes nações é tão necessária.
9 de Maio – Dia da Europa
Como já vem sendo hábito nesta escola, foi assinalado, mais uma vez, o Dia da Europa – 9 de maio.
A passagem deste dia foi comemorada através da exposição de trabalhos e da realização de duas palestras, na biblioteca da escola, alusivas a temáticas europeias: “Portugal e a Europa: do distanciamento à adesão”, proferida pelo Dr. Miguel Rocha, professor auxiliar convidado da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, destinada aos alunos do 7º ano de escolaridade, e “Agricultura Biológica-história e evolução no contexto da União Europeia”, proferida pelo Engº Abílio Lima, conferencista da rede Team da União Europeia, destinada aos alunos do 8º ano.
Nestes tempos conturbados que a Europa vive, é mais que nunca necessário repensarmos “a ideia atual de Europa” e “as ideias” que levaram à criação desta União Europeia.
Em pouco mais de meio século de história a UE já conseguiu concretizar alguns feitos notáveis. Além de ter criado um mercado único sem fronteiras com liberdade de circulação para pessoas, bens, serviços e capitais, políticas comuns em vários domínios e uma moeda única (Euro), assegurou a paz entre os países membros e a prosperidade para os seus cidadãos. Desde 1957, ano em que foi assinado em Roma, o tratado que lhe deu origem, a União não parou mais de crescer, passando dos seis países fundadores para 27 presentemente.
Numa altura em que a situação económica, os mercados e o Euro, vivem momentos conturbados, a cooperação e coesão entre as nações torna-se cada vez mais indispensável. É pela sensibilização dos mais jovens que temos de começar. Como dizia Jean Monnet, obreiro da ideia de uma Europa Unida “mais do que coligar Estados, importa unir os homens”. Não deixemos que esta ideia e estes valores se percam.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe