Gazeta da Sanches
Pesquisa

Castelos de Portugal
Por Afonso Machado (Professor), em 2012/03/121224 leram | 1 comentários | 309 gostam
A Torre de Penegate em Vila Verde
No fim de semana passado e no âmbito de um trabalho que ando a realizar, fui visitar a torre de Penegate que se situa em Carreiras S. Miguel - Vila Verde.
A monumental torre que se conserva, ficou a dever-se a Mem Rodrigues de Vasconcelos, companheiro de armas de D. Dinis na guerra que este monarca travou contra seu filho, futuro D. Afonso IV. Embora D. Dinis proibisse a construção de casas fortificadas autorizou a desta, para proteger Mem Rodrigues de Vasconcelos no cargo que então ocupava, meirinho-mor do rei na região de Entre-Homem-e-Cávado, zona onde a justiça real tinha dificuldades em impor-se.
Em posição dominante sobre um vasto território circundante, e assente num afloramento de difícil acesso, a torre é de planta rectangular organizada em três pisos. A entrada principal, aberta no alçado nascente e de perfil apontado, está bem acima do solo, num dispositivo defensivo que obrigava ao acesso ao interior através de escada amovível, de que restam ainda os apoios.
Nos inícios do século XVII, construiu-se a capela de Nossa Senhora da Penha, por iniciativa de Miguel Valadares (conforme inscrição na fachada principal). Este nobre, cónego de Guimarães e desembargador em Braga, era então proprietário da herdade e edificou a capela para sua sepultura.

Mais Imagens:

Comentários
Por Maria Lopes (Professora), em 2012/05/02
Que maravilha! Sou natural de Vila Verde e desconhecia este património! Afinal aprendemos ao ler a Gazeta da Sanches! Parabéns...

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe