Gazeta da Sanches
Pesquisa

Castelos de Portugal - 3
Por Afonso Machado (Professor), em 2012/03/151217 leram | 1 comentários | 298 gostam
O castelo de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)- curiosidades
O castelo da Póvoa de Lanhoso, que está assente num dos maiores penedos (monólitos) graniticos da Península Ibérica, não tendo tido grande protagonismo na história de Portugal, foi, contudo, palco de algumas curiosidades.

Neste se refugiou Teresa de Leão, viúva do conde D. Henrique (1093-1112) e mãe de D. Afonso Henriques, quando foi atacada pelas forças de sua meia-irmã, D. Urraca, rainha de Leão. Aqui cercada pelas tropas de D. Urraca (1121), D. Teresa conseguiu negociar um acordo - o Tratado de Lanhoso – graças ao qual salvou a chefia do seu condado.

Mais tarde, no século XIII, o castelo foi palco de um terrível crime passional: o seu alcaide, D. Rui Gonçalves de Pereira, tetravô do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, que se encontrava fora do castelo (na batalha de Ourique), ao se inteirar da infidelidade conjugal de sua esposa, Inês Sanches, enamorada de um frade do mosteiro de Bouro, retornou e, fechando-lhe as portas, ordenou que se incendiasse a alcáçova, provocando com isso a morte da infiel e seu amante, bem como dos serviçais, que implicou como cúmplices por não terem denunciado o facto. Os antigos relatos referem que ninguém escapou com vida do incêndio, nem sequer os animais domésticos.
Mais tarde, D. Teresa para lá retornou, segundo a tradição, detida por seu próprio filho após a Batalha de São Mamede (1128), o que é contestado pela moderna historiografia, que aponta que esta senhora se terá dirigido, com uma escolta do próprio filho, para a Galiza onde viria a falecer (1130).

Mais Imagens:

Comentários
Por Hermínia Alonso (Professor), em 2012/04/17
Muito bom, Zé Machado. Estes teus artigos são muito interessantes. Para além dos factos históricos, que é bom recordar, há o lado "mais lendário", se assim se pode dizer, muito refrescante e curioso. Parabéns. Continua.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe