Gazeta da Sanches
Pesquisa

Projeto Comenius 2012-2014 no AEFS
Por Mara Silva (Professor), em 2012/11/111782 leram | 0 comentários | 296 gostam
Na semana de 15 a 19 de outubro, um grupo de professores do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches deslocou-se a Ancara, Turquia, no âmbito da primeira mobilidade deste projeto que se chama European Legends On Stage - ELOS.
Os projetos Comenius são sempre uma mais-valia para as escolas porque se contacta com outras realidades culturais, sociais, históricas, políticas e sempre há mais um dinheirito que vem para as escolas, no final do projeto, após o relatório final e se tudo estiver em conformidade.
Não é difícil fazer candidatura a um projeto Comenius e, entre outras formas, basta navegar na plataforma eTwinning, depois de aí se fazer a inscrição. Em algum momento se encontra um projeto em construção e entõ é só mostrar interesse. A partir de certo momento passamos a ser contactados diretamente pelos seus fundadores.
Relativamente ao projeto em curso até junho de 2014, fazem parte nove países:a Polónia (país fundador),Portugal,Escócia,Espanha,Grécia,Hungria,Lituânia, Roménia e Turquia.
O projeto desenvolve-se com duas turmas da EB1 de S. Vítor - o 2º1, da professora Albertina - e o 4º1, da professora Clara Teodoro. Além de várias atividades na plataforma eTinning, só para alguns alunos, todos os alunos vão aprofundar o seu conhecimento sobre lendas nacionais e destes oito países que fazem parte do projeto. Depois têm de fazer a encenação e apresentação pública de uma ou varias lendas.
A professora Manuela Duarte, que é a coordenadora do clube do teatro na EB 2,3 Dr. Francisco Sanches, vai preparar essa parte.
Entre os dias 15 e 19 de outubro estiveram em Ancara dois elementos da direção do Agrupamento (o diretor, Jorge Amado e o diretor adjunto, Constantino Gonçalves), a coordenadora do projeto (professora Maria do Céu Lucas), a professora titular de uma das turmas envolvidas (professora Albertina Dias) e a coordenadora das AEC, na área de Educação Musical (professora Ondina Cunha).
As equipas de todos os países foram recebidas pelo diretor regional da educação que muito se congratulou com a presença de alguns diretores de escolas (sempre é outra coisa, não é?).
Desse encontro em Ancara fazia parte a marcação das mobilidades a efectuar durante este ano letivo. Assim, na semana de 27 de janeiro a 1 de fevereiro haverá uma deslocação a Salamanca, ao Colégio Marista, e alguns elementos da equipa portuguesa vão lecionar uma aula para nuestros hermanos (os alunos espanhóis).
Na semana de 8 a 13 de abril, estarão em Portugal alunos e professores da Polónia, Turquia, Lituânia, Espanha, Hungria e Grécia, havendo a primeira apresentação de teatro relativa ao projeto. Os alunos ficarão instalados em famílias de alunos e de professores.
Na semana de 2 a 8 de junho haverá a última mobilidade deste ano letivo, neste caso à Polónia, com a participação de alunos da EB1 de S. Vitor.
Mas nós vamos dando notícias...

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe