Gazeta da Sanches
Pesquisa

Projetos COMENIUS na EB Dr. Francisco Sanches
Por Mara Silva (Professor), em 2011/12/121459 leram | 0 comentários | 253 gostam
No passado mês de outubro, um grupo de professores desta escola esteve presente na Lituânia, designadamente na cidade de Kaunas, no âmbito da terceira mobilidade do projeto Comenius, em curso desde 2010.
Fazem parte deste projeto quatro países: Turquia, Reino Unido, Lituânia e Portugal. As mobilidades, características destes projetos, pretendem criar condições de partilha de experiências entre os países parceiros e, no caso particular deste projeto, procuram-se semelhanças e diferenças no modo como os alunos fazem a aprendizagem da ciência. Em todos os países parceiros, os participantes deste projeto visitaram escolas do pré-escolar, do primeiro, do segundo e do terceiro ciclos, além do secundário e até da Universidade (em Lincoln - Reino Unido). Viram-se aulas experimentais, refletiu-se sobre metodologias e recursos e delinearam-se atividades futuras, ainda no enquadramento dos objetivos do projeto.
Todos os professores e, em particular, a coordenadora do projeto, Ana Medeiros, professora de Física e Química, consideram este projeto de grande relevância para a criação de novas dinâmicas na área específica do ensino da ciência e para a sua formação integral de docentes. Esta opinião é partilhada pelo diretor do agrupamento, professor Jorge Amado, que tem acompanhado o projeto, inclusive nas deslocações aos países parceiros.

Na semana de vinte e um a vinte e cinco de novembro, a Escola Básica Dr. Francisco Sanches foi anfitriã da reunião preparatória de um novo projeto Comenius – AFFECT – que desenvolverá atividades no âmbito da temática sobre energias alternativas, no biénio 2012-2014. A professora Ana Medeiros será a sua coordenadora, nesta escola, e abraçou este novo projeto pelo desafio que ele representa pois prevê um trabalho bastante centrado no aluno, com formação de equipas, e portanto requererá novas logísticas, novas organizações.
Os participantes nesta reunião foram as equipas da Alemanha, da cidade de Osnabruk (norte da Alemanha), da Holanda, da cidade de Almelo, de Portugal e da Itália, da vila San Martino na Passíria (norte de Itália), cuja participação foi feita via skype, em vídeo conferência.
Segundo Ana Medeiros, o encontro foi muito produtivo pois foram definidos os objetivos específicos, as competências a serem desenvolvidas pelos alunos, a logística das mobilidades (com alertas para as dificuldades que lhes são inerentes), os critérios de seleção dos alunos para as mobilidades, o impacto previsto do projeto na comunidade educativa. Foi também preenchida toda a documentação para a candidatura ao projeto.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade (e adoraram!) de conhecer alguns aspetos culturais de Braga, a que não faltaram monumentos, o Bom Jesus, o estádio AXA, o Instituto de Nanotecnologia e as danças e cantares da Associação Cultural e Festiva “Os sinos da Sé”, ex-grupo folclórico dos professores de Braga, tendo o seu presidente, professor José Machado (também presidente do conselho geral do nosso agrupamento) feito as honras da casa com uma oferta gentil de alguns CD e livros relativos a este grupo cultural. Uma vez mais, os visitantes não se cansaram de mostrar o seu agrado.
O esmerado programa com que a coordenadora do projeto granjeou os participantes contou com a colaboração das professoras Maria do Céu Lucas, Madalena Paiva, Cristina Sousa e Anabela Silva, além do diretor do agrupamento que também fez as honras da casa, conduzindo os visitantes a alguns espaços da escola e ao Bom Jesus, tendo também participado em algumas sessões de trabalho.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe