Gazeta da Sanches
Pesquisa

Um deputado na escola
Por Mara Silva (Professor), em 2012/01/211020 leram | 0 comentários | 262 gostam
No dia dezasseis de janeiro, a escola básica Dr. Francisco Sanches teve a presença do deputado da Assembleia da República, doutor Fernando Negrão, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens.
O Parlamento dos Jovens é um programa organizado pela Assembleia da República (AR), em colaboração com outras entidades, e tem como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.Culmina com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com a participação de deputados da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as escolas do 2º e do 3º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.
Na edição deste ano para o ensino básico, o tema é “Redes sociais: Combate à discriminação”.
Este programa está organizado em três fases: a primeira decorre entre vinte e dois de agosto e vinte e quatro de janeiro para efeitos de inscrição das escolas neste programa, debates e eleições para a sessão escolar.
A segunda fase decorre entre vinte e sete de fevereiro e vinte de março e corresponde à realização de sessões nos distritos e regiões autónomas.
A terceira fase será a sessão nacional da Assembleia da República, entre sete e oito de maio.
O distrito de Braga tem quarenta e três escolas inscritas e a escola básica Dr. Francisco Sanches é uma delas.
A sessão escolar desta escola está marcada para o dia 23 de janeiro e os sessenta alunos inscritos neste programa ouviram atentamente as palavras do doutor Fernando Negrão que explicou o modo como está organizado e quais as funções daquele órgão de poder central, em particular, e das funções dos outros órgãos do poder central. Uma verdadeira aula de História para os nossos alunos.
Este deputado realçou também a importância destes programas como forma de criar dinâmicas de participação dos jovens no debate de ideias sobre temas candentes da sociedade atual. Os alunos aproveitaram o desafio para partilhar com o deputado algumas das suas preocupações relativas aos problemas atuais como desemprego, discriminação e segurança, entre outros. O doutor Fernando Negrão foi respondendo, atenciosamente, a todas as questões colocadas, o que fez prolongar a sessão para além do horário programado.
O diretor do agrupamento de escolas Dr. Francisco Sanches, professor Jorge Amado, acompanhou a sessão, tendo-se também congratulado pela adesão dos nossos alunos a este programa.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe