Gazeta da Sanches
Pesquisa

Comemoração do Dia Mundial do Consumidor
Por Turma Cef-ec 2º Ano (Aluno, CEF-EC 2º ano), em 2012/03/141420 leram | 2 comentários | 305 gostam
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, realizou-se, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, a sessão de esclarecimento “Educar para o Consumo”
No dia 13 de Março de 2012, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, realizou-se uma sessão de esclarecimento designada “Educar para o Consumo”.
Inserida na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, a sessão contou com uma palestra efetuada pela Dr.ª Liliana Vale Rio, representante da delegação do Minho da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor).
Nesta sessão de esclarecimento participaram alunos, alguns professores e alguns encarregados de educação, tendo sido discutidas questões relativas aos direitos e deveres dos consumidores, assim como o papel da DECO na defesa dos mesmos.
A atividade foi organizada pelas turmas 6º8 e CEF-EC 2º ano, e englobou, para além da referida palestra, o debate da problemática do consumo em sede de sala de aula, a elaboração de marcadores de livros, a construção de folhetos informativos e a criação de bandas desenhadas alusivas à temática do consumo, em exposição na escola.
Com esta iniciativa pretendeu-se sensibilizar os alunos para os problemas da sociedade de consumo e para a necessidade de reversão das tendências consumistas, alertando para a necessidade da formação de consumidores ativos que conheçam os seus direitos e deveres. Só assim, os consumidores poderão agir de forma responsável e consciente, incluindo ao nível da preservação ambiental.
A atividade contou com a colaboração das professoras Hermínia Alonso e Ana Bastos, responsáveis pela biblioteca escolar.


Comentários
Por Lucinda Gonçalves (Professora), em 2012/03/16
Só cidadãos informados e esclarecidos podem escolher e decidir livremente. O conhecimento é o passo mais importante para a liberdade, de escolha neste caso.
Por Maria Lopes (Professora), em 2012/05/02
Foi uma iniciativa muito interessante, afinal todos somos consumidores! E o que dizer da iniciativa do Pingo Doce no dia 1 de Maio? Os nossos direitos como consumidores ficaram salvaguardados? Já nem no Dia do Trabalhador o consumo nos deixa em paz!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe